Hoje tal qual avança a tecnologia, avança também o tempo, quando se vê já é sexta-feira, já é dezembro de novo e as promessas de janeiro passado ainda estão em modo pause.
Como podemos viver o hoje se não paramos de pensar no que passou? Como viver o hoje se ficamos o tempo todo vivendo na ansiedade e se preocupando com tudo que ainda não aconteceu?
Fala-se muito em viver no agora e em quanto a meditação ajuda a estar presente no presente, mas ninguém apareceu com a chave que abre essa porta, ninguém apareceu com a pílula mágica para tomar de noite e amanhecer com todos os problemas resolvidos, olhando para a frente, deixando o passado para trás.
Então o que é possível e necessário fazer agora para viver no aqui e agora?
Percebo que primeiro de tudo é necessário respirar calmamente para aliviar a tensão da vida agitada. Sentir o ar entrando e passando pelos pulmões até sair levemente e se renovar dentro da gente. Isso te faz viver neste minuto no aqui e agora.
Você pode olhar para a sua agenda diária e dentro das suas obrigações colocar um espaço reservado para momentos de tranquilidade, relaxamento, momentos que você vai fazer algo por você, saboreando, sentindo, desfrutando somente aquela atividade... – como viajar ao ler um livro, desligando o celular, permitindo que esse momento seja somente seu, do livro e da história, permitindo viajar a cada frase, parágrafo... -. Isso vai permitir a você executar coisas focando somente nelas, exatamente no que você precisa fazer, com amor carinho, pensando, vivendo somente nesta atividade.
E toda vez que um pensamento do passado ou do futuro vier a sua mente, você deve cortar esses pensamentos focando somente na atividade atual que esta fazendo. São essas pequenas coisas que permitem viver no aqui e agora.
Gosto muito desse provérbio tibetano: “Se seu problema tem solução,então não há com que se preocupar.Se seu problema não tem solução, toda preocupação será em vão”.
Dica de livro: O Poder do Agora – Autor Eckhart Tolle
Beijocas,
ઇઉ Sissa Geller
Quer receber mais informações?