Qual é a importância da família?



Família é todas as pessoas que moram juntos na mesma casa e possuem um grau de parentesco. 

Promovendo a educação e influenciando o comportamento dos filhos, instruindo os conceitos do certo e errado, mostrando os valores morais e sociais para a criança, também levando de geração em geração as tradições e os costumes da família. 


É nesse ambiente familiar o lugar onde deve existir harmonia, afetos, proteção, orientação, dentro de uma relação de confiança e segurança. É neste momento em família que a criança aprende as regras e aprende que quebrar as regras gera uma consequência. 


Através desses momentos em família vai se dar o desenvolvimento da criança preparando-a para o mundo, para o mercado de trabalho, para lidar com os outros, mais velhos, amigos e  parentes. Todo esse aprendizado é obrigação da família, do pai e da mãe, orientar e ter tempo para conversar com o filho. Esse papel não deve ser delegado para a escola, para os professores e ou outros parentes.


Vivemos hoje em mundo onde tudo é rápido, com pressa, tudo muito corrido, muitas vezes os pais trabalham muito e muitas horas. E esquecem que é necessário e de fundamental importância para o desenvolvimento da criança esse acompanhamento, orientações, momentos de lazer. 

É importante a família se reunir mesmo que em pouco tempo, mas que esse tempo tenha qualidade, tenha afeto, carinho, orientações, correções. Muitas vezes os pais pensam que colocar o filho na escola ou em outras atividades já é suficiente para a educação do mesmo, muitas vezes por estar cansado ou por falta de tempo mesmo, os pais terceirizam as suas funções, deixando o filho muito tempo no tablet, computador, dando muitos brinquedos na intenção de suprir a sua falta de tempo para ser pai e mãe. 


Na verdade esse tipo de ação não ajuda, como passar a “mão na cabeça” da criança, como não orientar ou repreender quando é necessário. Percebo que os pais sentem culpa pela falta de tempo e imagina que agradar o filho com essas coisas vai ajuda-lo a sentir-se menos culpado. Pelo contrário isso não ajuda na educação da criança, não o prepara para lidar com as adversidades e dificuldades do mundo. 


O que é preciso é tempo de atenção, tempo de dedicação, é estar junto com a criança em suas pequenas tarefas, é orientação quando algo não vai bem, percebendo que muitas vezes a criança não vai falar verbalmente que precisa de ajuda, nessa hora os pais precisam estar atentos para ver que existe algo de errado. Para que assim possa ajudar o filho. Porque é na família que a criança cresce e se desenvolve como indivíduo.



Beijocas, 
ઇઉ Sissa Geller

Quer receber mais informações?




Comentários
0 Comentários

Comentários:

Postar um comentário



 

Psicóloga Silvana Souza de Sá © Copyright - 2012. Todos os direitos reservados. Layout criado por Gabi Layouts