O desenvolvimento da autoestima

Durante a fase inicial de desenvolvimento da criança ela vai aprendendo a comunicar-se com o mundo, com as pessoas que estão a maior parte do tempo em contato com ela.

Como os adultos tratam e falam com essa criança faz toda a diferença para o desenvolvimento de sua autoestima.

É diferente quando a criança tem novas experiências por si só em relação ao que os outros dizem.

Quando os adultos pedem para a criança experimentar algo novo e pedir para a criança sentir, ela vai começar a fazer discriminações e começar a entender a diferença.

Exemplo: você oferece leite para a criança e pede para ela dizer a temperatura, se está frio, morno, temperatura ambiente ou gelado. Ela pode sentir tocando, bebendo ou encostando o copo de leite na pele. Cada vez que você dá o leite em uma temperatura diferente  e pergunta: ele está gelado?, está quente?, será mais fácil para a criança compreender as diferenças.

Através dessas descobertas a criança consegue nomear exatamente o que come e quais sensações que esses alimentos podem lhe dar.

Ocorre a mesma coisa com os sentimentos e emoções, se a criança não sabe diferenciar, o rosto, onde sente e o que acontece com seu corpo, ficará difícil entender quais são os sentimentos que está vivendo naquele momento.

Se os pais estão tristes e quando a criança pergunta o que está acontecendo, eles dizem que está tudo bem, que estão felizes, isso gera uma confusão, porque ela não conseguira entender essas diferenças em si e nos outros. Ela vê um rosto triste, mas os pais afirmam que estão felizes... Isso gera confusão.

Quando ela bate o dedo em um móvel da casa, ela pode sentir o que é uma dor, leve, moderada ou intensa, ou pode ser “enganada” sem querer pelos adultos, quando os mesmos dizem: “não foi nada, vai brincar que passa...”.

Desta forma a criança não consegue perceber realmente o que está sentindo, muito menos sua intensidade.

O que é importante para o desenvolvimento da autoestima nas crianças e inclusive em você é sempre reforçar o elogio junto com o comportamento assertivo.



Exemplos:


Você me deixou feliz com as suas notas esse semestre.

A nota nesse semestre me deixou feliz.

Você conseguiu comprar maças deliciosas na feira hoje.

As maças da feira hoje estão deliciosas.

Quando você assiste o documentário na tv, eu me animo para assistir com você.

Vamos assistir ao documentário na tv.

Perceba que nas frases sinalizadas comexiste um elogio, um reforçamento positivo, destacando a pessoa que emitiu o comportamento.

É esse tipo de comunicação que faz com que a pessoa desenvolva a autoestima, sempre dando destaque a pessoa e não ao comportamento.

Toda vez que sentimos amados pelos outros, vamos aprendendo a amar a si mesmo, percebendo que não precisamos da dependência do outro, tampouco da sua aprovação.

Sabemos que somos capazes de viver no mundo sem esperar do outro algo que devemos ter dentro de nós, isso se chama amor próprio.

Lembrando mais uma vez que autoestima é trabalhada diariamente da mesma forma que tomados banho e comemos, você precisa todos os dias GOSTAR DE SI, ACREDITAR EM VOCÊ MESMO e RESPEITAR A SI MESMA!

Beijocas
ઇઉ Sissa Geller
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