Dicas de Comunicação Assertiva!

Tanto no mundo corporativo como nas nossas relações interpessoais a falta de comunicação ou a comunicação não assertiva, traz prejuízos, mal entendidos e até confusões.

Muitas vezes pensamos que o outro tem “bola de cristal” e consegue ler ou adivinhar nossos pensamentos, sentimentos e desejos.

Pior é quando imaginamos que eles conseguem ver tudo o que vemos, do jeito que estamos vendo.

Imagine a cena, aconteceu algo ruim, você chega a casa ou no trabalho triste e deseja que todos sintam a sua tristeza, que façam tudo para te alegrar com mimos e carinho. Isso não acontece! E você ainda fica chateada porque ninguém percebeu.

É muito comum isso acontecer no nosso dia a dia, falsas expectativas também, principalmente quando as coisas estão subentendidas.

Quantas vezes as pessoas dizem algo e você entende outra coisa ?

Quantas vezes você entendeu de outro jeito o que o outro disse, levando assim em brigas e discussões?

E no trabalho, você imaginando que estava fazendo um belo trabalho e quando entregou para seu líder não era nada daquilo...

Quantas vezes o mal entendido deixou você numa “saia justa”?

Para uma boa comunicação assertiva você precisa:

  ü  Saber exatamente o que você quer.

Exemplo: Eu quero um carro, HB20 vermelho, 4 portas, com travas e ar condicionado, air bag, direção hidráulica e ano 2017.

Dizer somente que você quer um carro, pode ser qualquer carro... E não o que você quer e espera ter.

  ü  Seja proativo, sempre buscando por soluções.

  ü  Seja assertiva, sempre comunicando de forma franca e sincera sem negar os direitos dos outros.

Ser grosseiro, não é ser assertivo!

imagem: http://www.senade.com.br/informativo/RASTERINHA.jpg

Seja assertiva usando frases como:

Eu sinto...

Eu acho...

Eu vejo...

Eu percebo...

  ü  Escute atentamente e faça perguntas para esclarecer o que entendeu, e fale novamente o que você entendeu para confirmar se está correto e é exatamente o que o outro quis dizer.

  ü  Sempre pergunte o por quê?

  ü  Questione-se sempre e principalmente se você ficou insegura ou com dúvidas.

  ü  Fale por si mesmo, diga não quando não desejar fazer algo ou quando não sentir-se a vontade para fazer.

Você pode justificar de uma forma simples e clara o porque do seu não e como você se sente.

Porém não sinta que você sempre deve ficar se justificando ou pedindo desculpas.

Diga não firme e calmamente, combine seu tom de voz com sua mensagem, imagem corporal. As vezes as pessoas dizem “sim” com a boca e dizem “não” com o corpo, você já percebeu isso?

Tenha contato visual, olhe nos olhos!

Agora se o outro insiste no pedido, você deve negociar e encontrar soluções possíveis. Sempre existe mais soluções quando saímos do problema.

Tipos de comunicação, com qual você se identifica mais?

Passivo: são pessoas que raramente se envolvem, geralmente tem vergonha, não confiam e nunca reclamam de nada.

Passivo-agressivo: são pessoas que evitam o conflito, não se manifestam, gostam de reclamar da situação pelas costas.

Agressivo: são as pessoas que tem a opinião forte e não tem medo de expressá-las.

Assertivo: são as pessoas que falam por si mesmas, usam da linguagem corporal, gostam de manter o contato visual e nunca tem medo de perguntar porque.

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Beijocas
ઇઉ Sissa Geller
  


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