Tanto no mundo corporativo como
nas nossas relações interpessoais a falta de comunicação ou a comunicação não
assertiva, traz prejuízos, mal entendidos e até confusões.
Muitas vezes pensamos que o
outro tem “bola de cristal” e consegue ler ou adivinhar nossos pensamentos,
sentimentos e desejos.
Pior é quando imaginamos que
eles conseguem ver tudo o que vemos, do jeito que estamos vendo.
Imagine a cena, aconteceu algo
ruim, você chega a casa ou no trabalho triste e deseja que todos sintam a sua
tristeza, que façam tudo para te alegrar com mimos e carinho. Isso não
acontece! E você ainda fica chateada porque ninguém percebeu.
É muito comum isso acontecer no
nosso dia a dia, falsas expectativas também, principalmente quando as coisas
estão subentendidas.
Quantas vezes as pessoas dizem
algo e você entende outra coisa ?
Quantas vezes você entendeu de
outro jeito o que o outro disse, levando assim em brigas e discussões?
E no trabalho, você imaginando
que estava fazendo um belo trabalho e quando entregou para seu líder não era
nada daquilo...
Quantas vezes o mal entendido
deixou você numa “saia justa”?
Para uma boa comunicação assertiva você precisa:
ü Saber exatamente o que você quer.
Exemplo: Eu quero um carro, HB20 vermelho, 4 portas, com travas e ar
condicionado, air bag, direção hidráulica e ano 2017.
Dizer somente que você quer um
carro, pode ser qualquer carro... E não o que você quer e espera ter.
ü Seja proativo, sempre buscando por
soluções.
ü Seja assertiva,
sempre comunicando de forma franca e sincera sem negar os direitos dos outros.
Ser grosseiro, não é ser
assertivo!
imagem: http://www.senade.com.br/informativo/RASTERINHA.jpg |
Seja
assertiva usando frases como:
Eu sinto...
Eu acho...
Eu vejo...
Eu percebo...
ü Escute atentamente e faça
perguntas para esclarecer o que entendeu, e fale novamente o que você entendeu
para confirmar se está correto e é exatamente o que o outro quis dizer.
ü Sempre pergunte o por quê?
ü Questione-se sempre
e principalmente se você ficou insegura ou com dúvidas.
ü Fale por si mesmo, diga
não quando não desejar fazer algo ou quando não sentir-se a vontade para fazer.
Você pode justificar de uma
forma simples e clara o porque do seu não e como você se sente.
Porém não sinta que você sempre
deve ficar se justificando ou pedindo desculpas.
Diga
não firme e calmamente, combine seu tom de voz com sua mensagem,
imagem corporal. As vezes as pessoas dizem “sim” com a boca e dizem “não” com o
corpo, você já percebeu isso?
Tenha contato visual, olhe nos
olhos!
Agora se o outro insiste no
pedido, você deve negociar e
encontrar soluções possíveis. Sempre existe mais soluções quando saímos do
problema.
Tipos de comunicação, com qual
você se identifica mais?
Passivo: são
pessoas que raramente se envolvem, geralmente tem vergonha, não confiam e nunca
reclamam de nada.
Passivo-agressivo: são
pessoas que evitam o conflito, não se manifestam, gostam de reclamar da
situação pelas costas.
Agressivo: são
as pessoas que tem a opinião forte e não tem medo de expressá-las.
Assertivo: são
as pessoas que falam por si mesmas, usam da linguagem corporal, gostam de
manter o contato visual e nunca tem medo de perguntar porque.
Teste sua assertividade clique AQUI
Beijocas
ઇઉ Sissa Geller