Não sei receber, vivo para me doar aos outros!

Mulher pare de fazer tudo pelo outro, aquilo que cabe a ele fazer.

Toda vez que você ajuda o outro mais do que deve, você impede que ele cresça, evolua e aprenda algo novo.

Quando você sente dó ou até medo que o outro não consiga sozinho, você impede que o outro adquira sua independência, você torna-0 dependente de você. E se o outro é nosso “espelho”, será que você faz pelo outro esperando que os outros tenham o mesmo olhar por você?

Por mais difícil que seja, é preciso dizer não, ele vai com certeza encontrar outras saídas, soluções, muitas vezes não a que você faria, mas a melhor que ele pode fazer e encontrar neste momento.

Imagine você agora quando você era uma criança quando começou a andar, se todos os adultos fizessem tudo por você, para não cair e não se machucar, se você não tivesse insistido em andar... Será que hoje você andaria?

Quando você faz pelo outro o que ele deve fazer e aprender por si mesmo, você impede o outro de buscar novas soluções, de ver outras e saídas, de ver além do que vê.

Principalmente quando estamos no meio do problema é muito mais fácil pedir ajuda para quem está fora, vendo por outros ângulos nossos problemas e dificuldades.

Cada dificuldade superada é um novo aprendizado, é uma nova conquista em nossa vida, subimos um degrau e aprender a superar as dificuldades ao invés de sentar e chorar por elas. Avançamos sempre que enfrentamos nossas questões e dificuldades.

Permitir que o outro cresça como pessoa, como ser humano é importante para ele, e para você também, ter paciência muitas vezes para assistir de longe as lutas de cada um ser interferir.

Quando você faz muito para os outros e nada por você vive um desequilíbrio em sua vida. Já ouvi muitas pessoas dizendo que amam dar, amam se doar, mas na hora de receber algo, não sabem o que fazer.



Pior ainda, é quando recebemos um elogio, ficamos sem graça, dizendo não ser nada ou que fizemos somente nossa obrigação, ou seja, jogamos no chão os méritos que recebemos por nosso trabalho, desempenho e dedicação! E logo esquecemos que recebemos um elogio.

Mas quando ouvimos uma crítica que muitas vezes pode ser um ponto a desenvolver e melhorar ficamos dias, semanas se questionando, perguntando porque erramos, ficamos mal, muitas vezes até triste...

Presta atenção seu dar e receber está em desequilíbrio total.

Qual é a mensagem que essas pessoas estão passando de si mesmas?

Qual é a forma que esperam ganhar coisas da vida se só sabem doar o tempo todo?

Quando você está doando para si mesma?

Quanto tempo você se ocupa de fazer coisas que gosta, cuidar de você?

“O que dá e o que recebe conhecem a paz se o dar e o receber forem equivalentes. Nós nos sentimos credores quando damos algo a alguém e devedores quando recebemos. O equilíbrio entre crédito e débito é fundamental nos relacionamentos” Hellinger, A Simetria Oculta do Amor

"Não é sobre chegar no topo do mundo
E saber que venceu
É sobre escalar e sentir
Que o caminho te fortaleceu" Ana Vilela


REFLEXÃO: A Lição da Borboleta
Um dia, uma pequena abertura apareceu em um casulo e um homem sentou e observou a borboleta por várias horas enquanto ela se esforçava para fazer com que seu corpo passasse através daquele pequeno buraco. 

Então pareceu que ela parou de fazer qualquer progresso. Parecia que ela tinha ido o mais longe que podia, e não conseguia ir mais longe.

Então o homem decidiu ajudar a borboleta, ele pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo. A borboleta então saiu facilmente. Mas seu corpo estava murcho e era pequeno e tinha as asas amassadas.
O homem continuou a observar a borboleta porque ele esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem e esticassem para serem capazes de suportar o corpo, que iria se afirmar a tempo.

Nada aconteceu. Na verdade, a borboleta passou o resto da sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas. Ela nunca foi capaz de voar.

O que o homem, em sua gentileza e vontade de ajudar, não compreendia era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura era o modo com que Deus fazia com que o fluido do corpo da borboleta fosse para as suas asas de modo que ela estaria pronta para voar uma vez que estivesse livre do casulo. 

Algumas vezes, o esforço é justamente o que precisamos em nossa vida. Se Deus nos permitisse passar através de nossas vidas sem quaisquer obstáculos, ele nos deixaria aleijados. 

Nós não iríamos ser tão fortes como poderíamos ter sido. Nós nunca poderíamos voar...  (autor desconhecido).

DICA DE LEITURA: Dar e Receber. Uma Abordagem Revolucionária Sobre Sucesso, Generosidade E Influência, Grant Adam (Autor), Editora sextante.

Existe uma expressão em inglês: Give and Take (dar e receber), que é bem diferente de Give or Take (dar ou receber) é o que mais acontece no nosso dia a dia, quanto mais damos, geramos tanto um desequilíbrio em nossa vida, ou seja, uma hora a fonte seca e também mesmo sem querer impedimos o desenvolvimento dos outros!


Beijocas

ઇઉ Sissa Geller
  

2 comentários:

  1. Adorei amiga Sissa. Com certeza o nosso sistema emocional precisa dos feedbacks positivos para fortalecer a caminhada dos aprendizados e, que nem sempre são tão fáceis. Bjs Célia Lima

    ResponderExcluir



 

Psicóloga Silvana Souza de Sá © Copyright - 2012. Todos os direitos reservados. Layout criado por Gabi Layouts