Quando bate uma tristeza!

Tem dias que mesmo com sol brilhante bate uma tristeza às vezes do nada, outras vezes tem motivo...

Mas afinal o que é estar triste?

A tristeza é uma emoção, o oposto da alegria, seu significado segundo o dicionário online é: “Característica ou condição de triste; estado sentimental definido pela falta de alegria ou pela melancolia. Caráter daquilo que incita esse estado. Sem alegria; falta de contentamento; esmorecimento. Circunstância em que a condição melancólica ou de desânimo prevalece.".

Muitas vezes é a frustração por algo que queríamos muito não ter se realizado, outras são as dificuldades da vida que por vezes vai desanimando e vamos perdendo nossas forças.

A perda de um ente querido, um emprego, um amigo ou até um namorado, são tantas coisas que nos deixam tristes.

Fofoca alheia, alguém que fala mal da gente pra tanta gente, alguém que está de olho grande nas nossas conquistas e muitas vezes não consegue ver nossas batalhas.

Uma nota baixa na prova, uma promoção que não aconteceu, uma desilusão no amor, ser trocada por outra mais linda ou feia em relação a você dói do mesmo jeito...

Saudades de alguém que está longe, de alguém que não voltará.


Solidão sentir-se só no meio da multidão ou vendo a sua timeline da rede social parece que todo mundo é muito mais feliz, lindo e tem muito dinheiro para rodar o mundo todo menos você.

Parece que a vida perdeu a cor, dias nublados, tudo sem graça, sem riso, em tons pasteis, parece que tudo perdeu a graça a cor... Dias tristes...

Quem nunca sentiu uma pontinha de tristeza levanta a mão?

“É melhor ser alegre que ser triste
Alegria é a melhor coisa que existe
É assim como a luz no coração
Mas pra fazer um samba com beleza…
Vinicius de Moraes

A primeira dica é identificar o que está gerando e causando essa tristeza em você!

A segunda dica é algo que você pode resolver? Precisa esperar? Se sim, enquanto não vem como uma semente que precisamos esperar o tempo certo de colher deveu buscar fazer outras coisas, ações enquanto isso não vem. Que ações você pode fazer para de pensar e sentir esse sentimento de tristeza?

A terceira dica é busque estar com pessoas queridas, aquelas que fazem a gente rir até doer à barriga! Convide os amigos para um stand up e abuse da risada!!

A quarta dica é faça uma play list de músicas animadas, eu vou deixar algumas que gosto de dançar inclusive sozinha, coloque o fone e mexa o corpo até cansar.



A quinta dica é faça alguma atividade física, dançar, caminhada, academia, esteja em lugares movimentados.

A sexta dica é cuide de você, de um “trato” nos cabelos, nas roupas, se cuide com carinho, faça as unhas ou uma depilação, cozinhe algo especial para si.

A sétima dica é saia do papel de vítima, “ninguém me ama, ninguém me quer”, ou “oh vida, oh céus”.

A oitava dica é faça novos planos já que esse que esta te deixando triste, não deu certo.

A nona dica é mude a rotina, faça um novo caminho para o trabalho, visite um lugar diferente na hora do almoço, vá a algum lugar que você desejou ir e ainda não foi.

 A décima dica é ver o lado positivo das coisas que não deram certo, parece difícil, mas não é tudo sempre tem dois lados, um bom e um ruim... Veja a mesma situação por outros ângulos.

Vá esclarecer muitas vezes nossos pensamentos criam historinhas irreais que geralmente não acontecem, quando eu “acho” que o outro “acha” algo e não vou esclarecer em uma conversa assertiva fico na dúvida e posso estar errado.

Para saber mais sobre assertividade clique no link: Comunicação Assertiva 


Existem muitas falhas na nossa comunicação com os outros e dos outros com você. Isso é mais comum do que podemos imaginar.

Eu geralmente me pergunto o que eu posso aprender com essa situação? O que eu posso ensinar?

Compreender o que está causando essa tristeza ajuda a entender qual é o problema, o que está te incomodando neste momento. Só essa compreensão já ajuda a aliviar a tristeza.

O próximo passo e focar em ações que te ajudem a sair dessa tristeza. Agora se você percebe que a tristeza não passa e já tem tempo, é melhor buscar ajuda de um profissional para te ajudar.

Você pode contar um pouco de tudo o que está sentindo, pensamento e como vem se comportando para um psiquiatra ou para um psicólogo.

Pedir ajuda também é uma ação que vai te ajudar a sair dessa!

Se esse texto foi útil para você ou se você imagina que pode ser útil para outras pessoas, compartilhe!

Para comprar nosso livro “A arte de ser Mulher, da angústia ao prazer”, entre em contato sissagellerpsi@gmail.com ou (11) 98577-9580 whatsapp

Gratidão
Beijocas
ઇઉ Sissa Geller
  


Comentários
0 Comentários

Comentários:

Postar um comentário



 

Psicóloga Silvana Souza de Sá © Copyright - 2012. Todos os direitos reservados. Layout criado por Gabi Layouts