Quando o "militarismo" entra em casa!


Vamos começar com a definição, segundo o dicionário online, “Tipo de governo em que os militares exercem o poder político e administrativo de um país. Doutrina em que há predomínio dos militares no poder”.

Quantos amiguinhos na época da escola você teve em que eles seguiam ordens e um regime dentro de casa bem parecido com o regime militar?

Não olhavam nos olhos dos pais, não saiam, não podiam brincar, tampouco estudar na casa dos outros amigos.

Obedeciam cegamente os pais sem nunca questionar, muitas vezes até eram um tanto quanto sistemáticos, “sim senhor”, “não senhor”... Não estou dizendo que os filhos não devem obedecer aos pais.

Horários rígidos para acordar, tomar banho, fazer lição, arrumar a casa e tudo mais, praticamente, não olhavam para o lado.

Sempre tinham que tirar dez nas provas e trabalhos eram severamente punidos quando as notas eram abaixo de dez.

Sempre tem alguém que tem um pai assim, aquela amiga que só vai namorar quando tiver uns 40 anos e olhe lá, festinhas, baladinhas de amigos nem pensar. E mesmo assim o namorado tem que ter várias “patentes” e estar a altura da filha do militar. Geralmente o primeiro namorado será o marido “pra sempre”.



Geralmente eles são:

Exigentes demais, jamais toleram falhas, erros, deslizes dos filhos.

Manipuladores, fazem com que os filhos fazem exatamente o que eles querem na hora que querem. Controlando o tempo todo, tudo!

Agressão, física, verbal e psicológica, impondo respeito, através do medo, isso acaba com a autoestima de qualquer pessoa.

Críticos, nunca elogiam seus filhos, geralmente só olham os erros e defeitos.

Sem comunicação, não falam e fecham a “cara” para os filhos do nada.

Projetam suas frustrações para os filhos, querem por que querem que os filhos realizem tudo que eles não realizaram. Descontando sua raiva e ira em relação aos outros ou devido o seu trabalho, como se o seu filho fosse culpado.

Controlam amizades, eles julgam que ninguém é bom o suficiente para ser amigo de seus filhos, todas as pessoas são má companhia.

Não são modelo, geralmente exigem muito dos filhos e fazem tudo ao contrário.

Os filhos geralmente sentem-se o tempo todo inadequados, percebem que nunca acertam mesmo tendo feito um esforço gigante.

Guardam muita tristeza e mágoa dentro de si.


Engolem o choro muitas vezes e sentem uma pressão gigante, não tendo para onde ir ou correr.

Vivem na rotina, casa, escola, trabalho e faculdade. Fazem alguns passeios em família, mas tudo controlado, cheio de regras, sem poder algum de escolha ou decisão.

Geralmente essas crianças quando comparam suas vidas com as dos amigos, sentem-se péssimos, quando adultos sonham com a liberdade de ir e vim.

Qualquer pedido é motivo de briga e discussão, sempre parecendo ser o vilão da história.

Seus pais julgam serem os melhores pais do mundo, não conseguem ver o quanto mal fazem para seus filhos e o quanto esse comportamento agressivo atrapalha na vida adulta e nas decisões que serão tomadas lá no futuro.

E se você mulher tiver muito azar, vai encontrar um namorado, marido exatamente assim, achando que vai sair do autoritarismo do pai, cai em um buraco ainda mais fundo, o marido!

Ele começa proibindo você de usar maquiagem, salto e roupa justa, faz críticas o tempo todo em relação a tudo que você faz, reclama da comida, da casa, das roupas.

Interfere na forma em que você fala e se expressa, dar risada nem pensar, você começa a mudar tanto para ser aceita pelo marido que quando vê nem se reconhece mais.

Você tem medo da rejeição, de não ser a filha querida do pai, de não ser a esposa amada, tem medo da solidão, imagina que não consegue mais viver ou respirar sem esse ser usurpador.

Mas saiba que você consegue, você é muito mais poderosa do que imagina ser. O poder está dentro de você, quebre essas correntes, quebre essas crenças que fazem você aceitar tudo sem questionar, tome as rédeas da sua vida Mulher!



É mais comum do que imaginamos, você que achava que estaria livre dos abusos dos seus pais, sofre calada, engole o choro e morre de medo de falar sobre o assunto com alguém.

Não se cale, busque ajuda, faça terapia, tenha a sua independência financeira e de sua vida. Não deixe que o outro domine a sua vida!


Como Lidar com um Pai Controlador 




Se esse texto foi útil para você ou se você imagina que pode ser útil para outras pessoas, compartilhe!

Para comprar nosso livro “A arte de ser Mulher, da angústia ao prazer”, entre em contato sissagellerpsi@gmail.com ou (11) 9857-9580 whatsapp.

Para baixar E-book grátis “Autoestima & Sucesso”, clique aqui.

Palestra Online e Gratuita! Autoestima & Sucesso clique aqui.

Gratidão
Beijocas
ઇઉ Sissa Geller|Silvana Souza de Sá

Comentários
0 Comentários

Comentários:

Postar um comentário



 

Psicóloga Silvana Souza de Sá © Copyright - 2012. Todos os direitos reservados. Layout criado por Gabi Layouts