A culpa da culpa!


Como lidar com a culpa nossa de cada dia?

Nós vamos carregando a culpa das coisas que ouvimos durante a nossa infância e acreditamos que carregar esse peso é normal, mas não é não!

Muitas vezes na inocência os adultos nos falam coisas que até parecem brincadeiras, mas no fundo no fundo levamos tão a sério que vai a culpa crescendo junto com a gente.

A mãe que ficou doente quando você nasceu.

As brigas intermináveis dos pais.

A separação dos pais.

A morte do bichinho de estimação.

A responsabilidade de cuidar dos irmãos mais novos.

A culpa do amor, se você me ama: faça o que peço não o que você quer.

A culpa da religião, tudo acaba sendo pecado.

A culpa de não ser o que os outros querem que você seja.

A culpa pelas coisas darem errado.

A culpa por não suprir as expectativas aleias...


São tantas as culpas da vida que seu peso se torna imensurável, reagimos à vida com violência, agressividade e fugimos na intenção de nos proteger de sentir ainda mais culpa.

Vamos passando pela vida como se fosse um tsunami, arrastando, levando, se magoando e magoado as pessoas queridas.

Segundo o dicionário online, “culpa é a responsabilidade por uma ação que ocasiona dano ou prejuízo a outra pessoa; sentimento doloroso de quem se arrependeu de suas ações”.

Quando você mulher faz algo para sair de uma situação que já não te faz mais feliz, seja ela profissional ou de relacionamento, muitas vezes sente-se culpada.

Sim porque alguém se julga ferido por você, o que o outro não percebe é que manter-se em uma situação em que não está mais feliz pode não gerar culpa alguma, mas gera uma sensação de vazio, de nada.

Cada escolha exige uma renúncia de sua parte, assuma os riscos, faça a sua história diferente a partir de agora.

Jamais permita ser algo ou alguém que você não é. Muitas mulheres se vestem de qualquer coisa que não elas mesmas, e quando tudo se desmorona e elas não sabem em que beco se meteram, onde se perderam.

Muitas vezes pegamos a responsabilidade do outro e fazemos dela a nossa eterna culpa e carrasca, sim, somos controladoras, mas não entendemos que não dá para controlar o incontrolável, tudo muda o tempo todo, você lindona já não é a mesma de ontem.

Não seja responsável se a bomba explode do outro lado do oriente, você fez o que tinha que fazer, com as ferramentas que carrega no momento, deu o seu melhor.

Olhe os pontos positivos de tudo que já aconteceu na sua vida até agora, cada sim, cada não te trouxe onde você está neste momento, e se você acordar amanhã e decidir que quer mudar tudo de novo, mude, planeje, arrisque, faça, faça valer a pena cada segundo.



Você não é responsável pelos seus irmãos, veja bem eles devem ter mais de vinte anos, os deixe aprenderem com os próprios erros, como você aprende com os seus, dê independência para si mesma e deixe os outros sendo os outros.

Você não é responsável pela felicidade dos outros, tampouco pela tristeza.

Se você quer ir ao cinema e seus amigos querem ir ao teatro, vá ao cinema, mesmo que só, lembra que a sua companhia é ótima.

Se você deseja ficar em casa, de pijama, fazendo nada, faça.

Pegue a culpa e amasse bem e jogue no lixo, afinal de contas, você trabalha a semana toda, cuida da casa, dos filhos, do marido e quem cuida de você? Quem te dá uma folga?

Abrace seus direitos, cuide de si mesma, faça coisas por você e se os outros acharem ruim, bom, bem honestamente é problema deles.

Se seu líder não reconhece a mulher sensacional que você é no trabalho, parte para outro trabalho, não fique se culpado ou achando que o problema é você, não fique grudada no salário, na empresa, ou seja, lá o que for se tá ruim, troca.

Mas não troque o chip não, troque o aparelho, troque à operadora, troque a marca sem culpa, sem arrependimentos, não olhe para trás. Quem olha para trás acaba vivendo no passado, mesmo que ele foi bom, está no passado.

A vida que segue, segue olhando para frente, mire seu horizonte, existe um caminho lindo para trilhar, faça diferente agora, aprenda com o passado a desfrutar o futuro.

Foco na sua saúde mental, emocional, espiritual, social e física! Cuide da pessoa mais importante da sua vida, Você!



Se esse texto foi útil para você ou se você imagina que pode ser útil para outras pessoas, compartilhe!

Para comprar nosso livro “A arte de ser Mulher, da angústia ao prazer”, entre em contato sissagellerpsi@gmail.com ou (11) 9857-9580 whatsapp.

Para baixar E-book grátis “Autoestima & Sucesso”, clique aqui.

Palestra Online e Gratuita! Autoestima & Sucesso clique aqui.

Gratidão
Beijocas
ઇઉ Sissa Geller|Silvana Souza de Sá
  


Comentários
0 Comentários

Comentários:

Postar um comentário



 

Psicóloga Silvana Souza de Sá © Copyright - 2012. Todos os direitos reservados. Layout criado por Gabi Layouts