Como encarar as dificuldades da vida?


Quero falar hoje além das dificuldades diárias também relacionar tudo isso com a gratidão.

Gratidão pra quem me conhece sabe que é minha palavra mágica, foram anos vivendo na reclamação, até que eu encontrei a gratidão e tudo mudou. Minha vida mudou para melhor. Sou muito mais feliz agora, extremamente grata!

Mas vamos começar com a definição de hoje para dificuldade: “Característica, particularidade ou caráter daquilo que não é fácil; atributo do que é difícil. O que se considera difícil, trabalhoso, árduo ou laborioso: tinha dificuldade para pronunciar determinadas palavras. Circunstância angustiante; situação penosa; apuro”*.

Gratidão: “Característica ou particularidade de quem é grato. Ação de reconhecer ou prestar reconhecimento (a alguém) por uma ação e/ou benefício recebido; agradecimento: recebeu provas de gratidão”*.

Por que falar de dificuldades com gratidão misturado, tipo tudo junto?

As dificuldades fazem parte da vida, elas são crescimento desde o momento em que somos gerados por nove longos meses no ventre de nossas mães. Não só ela como nós fazemos muito esforço para nascer quando o parto é normal.

É preciso ultrapassar essa dificuldade momentânea para explorar o mundo. Sofremos dificuldades em todo o nosso desenvolvimento, motor, intelectual, de fala e tudo mais. Crescer dói em todos os sentidos. Não crescer imagino que dói mais.

Gosto muito de usar duas perguntas chave em momentos complicados:

1. O que eu posso aprender com tudo isso?

2. O que eu tenho para ensinar ?


A vida é um alto e baixo como o símbolo do oito infinito, muitas vezes estamos nas altas da vida, felizes, tudo indo bem e logo depois caímos e precisamos ter impulso para subir novamente.

Ter esse jogo de cintura para lidar melhor com as adversidades da vida faz toda a diferença.

Isso não quer dizer que não vamos cair, vamos sim, vai machucar, mas os danos serão sempre menores, como se estivéssemos protegidos com equipamento de segurança.

Estressar diante da situação difícil, não ajuda, perder a calma, se permitir ficar cego de raiva e ficar focando no problema, é como ficar chorando o leite que você deixou na cozinha, todo derramado...

Ele não vai voltar para caixinha. Ele está sujo pois está contaminado com o chão. Ficar chorando não vai te ajudar a sair desse problema. Fazer questionamentos de como se ajudar é muito bom.

Estar fortalecida consigo mesmo ajuda demais também. Como isso é possível? Quando você está bem consigo mesma, quando decide cuidar de si e larga mão de ser a mulher maravilha do mundo.

Quando você para de fazer pelo outro coisas que ele deve aprender por si mesmo. 

Toda vez que você respeita a pessoa que você é e está diretamente em contato com seus valores, sabendo exatamente o que quer e por onde deve andar.

Quando você tem a sua autoestima elevada, juntamente com a sua autoconfiança e assertividade.

Tudo fica mais claro. Você sente o impacto das dificuldades mas consegue ultrapassar, aprende com os erros, dá risada de si mesma, dança para não chorar, ah vamos combinar que dançar é sensacional.


E onde entra a gratidão nisso tudo? Tudo na vida tem o lado bom e o lado ruim, basta notar para qual dos dois você foca mais a sua vida, a sua história!

Às vezes um termino de relacionamento que foi bom e agora já não é mais para ambos, parece algo difícil no inicio, mas depois o que fica foi toda a história que você viveu, todos os aprendizados, tudo que você quer manter e tirar no próximo relacionamento.

Quantas coisas você aprendeu com o seu antigo parceiro? Se olhar para trás você já não é mais aquela menininha do inicio do namoro. Casar, morar junto não é fácil e nem tão floreado como a “família Doriana”.

O que fica disso tudo foi todas as suas superações, erros, acertos e enfrentamentos de medos e dificuldades.

Quando você é demitido, sim parece o fim do mundo, mas muitas vezes é esse “não” que você precisa para tomar coragem e impulso para realmente fazer o que ama, um novo curso, uma nova vida, um novo trabalho.

Quantas vezes por medo de perder a gente deixa de ganhar?

As dificuldades nos fazem olhar para a vida com um sentimento de gratidão, quando você percebe que “se livrou” de algo, quando conseguiu mudar ou simplesmente porque está descobrindo e vivendo coisas que você nunca imaginou que viveria.

Olhar para a sua vida atual e ter gratidão por tudo que conquistou, com tudo que perdeu ou deixou para lá, faz toda a diferença. Agradecer os aprendizados faz com que você não olhe para trás ou para você com pena ou dó.

Mas que você consiga ver a Mulher sensacional que você é e vem se tornando a cada dia, a cada nova dificuldade ultrapassada.

Estar grato e dar risada no final faz aliviar a alma, acreditar que amanhã é um novo dia e tem tudo para dar certo, cada um fazendo a sua parte.

Comece agradecendo por acordar, ter uma casa, estar vivo!

*fonte: https://www.dicio.com.br/


"No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade" Albert Eistein

"O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade" Winston Churchill

"As dificuldades são como as montanhas. Elas só se aplainam quando avançamos sobre elas" Provérbio japonês


Se esse texto foi útil para você ou se você imagina que pode ser útil para outras pessoas, compartilhe!

Para comprar nosso livro “A arte de ser Mulher, da angústia ao prazer”, entre em contato sissagellerpsi@gmail.com ou (11) 9857-9580 whatsapp.

Para baixar E-book grátis “Autoestima & Sucesso”, clique aqui.

Palestra Online e Gratuita! Autoestima & Sucesso clique aqui.

Gratidão
Beijocas
ઇઉ Sissa Geller|Silvana Souza de Sá

  

Comentários
0 Comentários

Comentários:

Postar um comentário



 

Psicóloga Silvana Souza de Sá © Copyright - 2012. Todos os direitos reservados. Layout criado por Gabi Layouts