O que acontece quando estou com R.a.i.v.a.?


Existem muitas emoções, as básicas ou principais são elas, alegria, medo, tristeza, amor, nojo e raiva.

Segundo o dicionário online, quando sentimos raiva: “Comportamento repleto de fúria, demonstrado pelo excesso de agressividade; ira: falava com raiva. Sentimento de irritação; ódio: tinha raiva de baratas. Expressão de aversão ou relutância; frustração: raiva do trabalho! Sensação de repugnância; repulsão. Excesso de apetite; vontade intensa”.

Quando sentimos raiva de algo ou alguém temos pensamentos automáticos como: “estou sendo lesado”, “estou sendo prejudicado”.

Ela mexe com todo o nosso organismo, alguns ficam vermelhos, parece que o sangue fica quente, outros ficam agitados, falam sem pensar e agem sem medir as consequências, podemos sentir o coração disparar e muitas vezes a reação é bater, gritar ou quebrar algo.

A sensação que passa diante de nós, na raiva, no aborrecimento ou na cólera, é que algo (reforço positivo) está sendo retirado de nós ou de nossas vidas.

Lembra aí a última vez que você sentiu raiva? Qual foi a situação? Você lembra o que aconteceu pra deixar você com raiva? Quais foram às sensações físicas em seu corpo? O que passava pela sua cabeça neste momento da raiva? O que você fez neste momento, como se comportou?


E depois por quanto tempo você ficou com toda essa sensação ruim no seu corpo, nos seus pensamentos?

Algumas pessoas dizem que sentir raiva e agir como tsunami, afogando todo mundo a sua volta, é como segurar um carvão acesso e desejar que o outro (que você imagina que fez você sentir raiva) vai se queimar, ou tomar um copo cheio do veneno mais poderoso acreditando que o outro vai morrer, só que não acontece assim.

As situações são incontroláveis, isso ocorre quando você tem um filho, ele começa a fazer escolhas que não necessariamente são as que você quer que ele faça você não controla o tempo, muitas vezes nem a sua agenda, quando você programa várias coisas e elas não saem como planejado, não controlamos o tempo e tampouco quando vamos morrer.

Mas te confesso que viver com raiva o tempo todo pode acelerar a sua viagem de volta. A raiva o tempo todo pode causar problemas cardíacos (aja coração pra aguentar sua raiva diária).

Questões digestivas imagine que com raiva na sua vida, digerir as coisas fica bem mais difícil, oras, oras, mas por quê? Porque com raiva seu corpo deixa de fazer o processo digestivo como manda o figurino.

Com certeza terá dor de cabeça ou até questões de bruxismo, a raiva gera uma tensão no seu corpo absurdo, você não faz ideia de como ele faz para manter o funcionamento do corpo.


Pode ter sim ganho de peso, porque também é liberado no organismo através da raiva, muito cortisol, é nada mais nada menos que o hormônio do estresse, você pode tentar na imaginação devorar a pessoa e quando vê já comeu muito além do que precisava.

Derrame, quantas pessoas com uma boa qualidade de vida, atividade física, boa alimentação, exames de rotinas tudo ok, já tiveram um derrame mesmo com pouca idade? Sim ela de novo, interfere na nossa circulação sanguínea, nas questões da nossa pressão arterial e tudo mais.

E também isolamento social ou falsas amizades, as pessoas ficam contigo por medo, não porque gostam de estar contigo e da sua companhia. É muito difícil conviver com uma pessoa que reclama de tudo, nunca está satisfeita e sempre responde de uma forma agressiva, raivosa quando as coisas não saem exatamente como o outro milimetricamente programou.

Como lidar com tudo isso? Primeiro passo, perceber-se com raiva, segundo, aceitar que nem tudo sai exatamente como queremos, aceitar que não deu dessa vez, verificar o que você pode fazer agora ou se não pode fazer buscar se distrair com outras coisas.

Enquanto você não reconhecer que age com raiva em grande parte das situações que você vive, será muito difícil perceber alguma melhora, só podemos mudar algo ou solucionar quando reconhecemos que temos um problema.

imagem google

Permita-se errar, permita que os outros errem, afinal de contas somos humanos e não perfeitos. Quais são as alternativas? Se não têm alternativas, nada deve ser feito a respeito dessa situação.

Respira fundo depois do primeiro sinal de raiva. Tome água, vá dar uma volta. Espere alguns minutos, horas ou até um dia, porque daí a raiva vai passar e você vai conseguir ver as coisas com clareza.

Vou repetir, porque pareço vitrola veia rs, falta de comunicação assertiva também faz você sentir raiva, quantos falhas na comunicação faz você entender as coisas erradas? Quantas vezes o outro disse algo e você imaginou outro algo? Muitas! Certamente.

E pra fechar esse texto, porque não o quero gigante. O mundo pode estar um caos, mas você pode ter o autocontrole em suas mãos, não é o que acontece, a situação geralmente é neutra, como você reage a ela é que dá o tom, você pode reagir bem e ficar bem consigo mesmo, ou reagir de forma agressiva com raiva e causar todo esse desiquilíbrio físico e emocional pra si.

Sempre existem dois ou mais caminhos, quem decide por onde seguir é você!

Super dica de filme: Divertidamente 


Se esse texto foi útil para você ou se você imagina que pode ser útil para outras pessoas, compartilhe!

Para comprar nosso livro “A arte de ser Mulher, da angústia ao prazer”, entre em contato sissagellerpsi@gmail.com ou (11) 98577-9580 whatsapp.

Para baixar E-book grátis “Autoestima & Sucesso”, clique aqui.

E-book Ouse ser Você clique aqui.

Palestra Online e Gratuita! Autoestima & Sucesso cliqueaqui.

Gratidão
Beijocas
ઇઉ Sissa Geller|Silvana Souza de Sá
  


Comentários
0 Comentários

Comentários:

Postar um comentário



 

Psicóloga Silvana Souza de Sá © Copyright - 2012. Todos os direitos reservados. Layout criado por Gabi Layouts