Quando tudo vai dando errado!

Você se vê agitado, cansado em rotinas que estão te levando ao estresse, faz de tudo para que as coisas deem certo, mas parece não alcançar sucesso algum?

Sente-se cada vez mais sobrecarregado de obrigações, como se todas as responsabilidades do mundo fossem suas também, não é?

Muitas vezes sente-se um lixo, não valorizado e acredita que você não é bom o suficiente.

Acreditando que faz tudo pelos outros e se sente abandonado, rejeitado porque ninguém faz nada por você?

Sua autoestima está mais baixa que represa em época de seca, sem previsão alguma de chuva.

Muitas vezes seu relacionamento com o parceiro (a) está indo por água abaixo porque você acredita que tem obrigação de cumprir prazos no trabalho impossíveis. Tornando-se um workaholic (viciado em trabalho).

Esse comportamento demonstra que sua autoestima é frágil e quanto mais dedicada você se manter no trabalho, reforça a necessidade que você tem de sentir-se competente, ninguém poderá te criticar, ou chamar de “faz nada”, “folgado”, ou coisas do tipo.


Você quer provar a todo custo que é capaz, mesmo que seu relacionamento amoroso, com a família e ou amigos vá por água abaixo. Pode ser outra área da vida também indo por água abaixo...

Todas as áreas da vida devem ter equilíbrio e o seu tempo dedicado de forma muito igual.

São elas: PESSOAL (equilíbrio emocional, desenvolvimento intelectual, saúde e disposição), PROFISSIONAL (realização e proposito, recursos financeiros, contribuição social), RELACIONAMENTOS (família, desenvolvimento amoroso, vida social) e QUALIDADE DE VIDA (plenitude e felicidade, espiritualidade, hobbies e diversão).

Se você dedica mais de 24 horas por dia para o trabalho as outras áreas da sua vida estão muito carentes de você.
Vai chegar uma hora e que não deve estar muito longe, que você não vai mais aguentar.

Você deve cuidar em primeiro lugar de você mesma, principalmente da sua saúde física, ter hábitos saudáveis como praticar atividade física por pelos menos (mínimo) 3 vezes por semana de 50 minutos, alimentação saudável com frutas, legumes, dentre outros e beber água, não fumar e tomar bebida alcoólica de forma moderada.

Cuidar das emoções, indo à psicoterapia, tendo atividades com amigos e familiares, cuidar do seu desenvolvimento pessoal e intelectual, lendo, discutindo assuntos que você gosta e outros que possa vim a interessar-se. Praticar seu hobby semanalmente.

Quando tudo vai errado é certeza que você está deixando muitas coisas para trás em prol de um único objetivo, e a principal é você mesmo.


Essa cobrança absurda, essa obrigação, muitas vezes desnecessária, esse sentimento de culpa vai maltratando você dia-a-dia. Quando sentir-se assim, questione-se, nesse exemplo do trabalho que está consumindo você.

Acredito ____% que sou culpado por ___________________. E vamos colocar isso em um gráfico de pizza (faça um circulo, divide ao meio e em mais partes).

Nesse exemplo do trabalho, você trabalha só ou tem um time contigo?

Quem é responsável por cada coisa?

Qual é a parte que lhe cabe? (duvido que 100% é sua responsabilidade se não, não teria um time trabalhando com você).

Será mesmo que você precisa ser 100% responsável por tudo, será que o trabalho não sobrevive sem você? Saiba que ninguém é insubstituível, se você “pifar”, a empresa não vai esperar você se recuperar para atender os clientes, então faça um favor, esteja bem consigo mesmo.

Pare de desmarcar a academia, a natação, a dança, a aula de yoga, a meditação, o médico (seus exames já estão velhos e você nem deu as caras para o seu médico), pare de adiar a alimentação saudável, para de adiar suas 7 ou 8 horas de sono, pare de viver a vida correndo, pare de não ter tempo para comer (sente e coma com calma, saboreando a comida), pare de não ter tempo para ligar para os amigos, pare de dar desculpas para não ir ao almoço de família. Pare de se culpar, pare de adiar a sua vida em prol de uma única coisa. Pare de dizer que não pode ir para a psicoterapia. Pare de anular-se e deixar você em último lugar!

Muitas vezes as coisas estão dando errado porque você não está olhando para todos os lados da vida. Como está investido seu tempo em uma única coisa, não percebe que as outras coisas também precisam de você.

Quando você está ansioso demais, ou sua autoestima está baixa, sempre vai acreditar que nunca faz o suficiente, mas isso não é verdade.


Atividades que vão te ajudar:

Respiração diafragmática
Meditação
Scan corporal e lembre-se da “filosofia da máscara do oxigênio”.

Reflexão: Caminho do meio...

Se esse texto foi útil para você ou se você imagina que pode ser útil para outras pessoas, compartilhe!

Para comprar o livro “A arte de ser Mulher, da angústia ao prazer”, entre em contato sissagellerpsi@gmail.com ou (11) 98577-9580 whatsapp.

E-book grátis “Autoestima & Sucesso”, clique aqui

E-book Ouse ser Você clique aqui

Agenda Planner 2019 clique aqui

Projeto de vida 2019 clique aqui

Palestra Online e Gratuita! Autoestima & Sucesso clique aqui.

Gratidão
Beijocas
ઇઉ Sissa Geller|Silvana Souza de Sá
Comentários
0 Comentários

Comentários:

Postar um comentário



 

Psicóloga Silvana Souza de Sá © Copyright - 2012. Todos os direitos reservados. Layout criado por Gabi Layouts