Ele já sabe! O que você acha?


Não ele não sabe o que você quer, tampouco o que está pensando e não têm bola de cristal para adivinhar.

Geralmente quem tem baixa autoestima não tem assertividade, e o que é ser assertivo?

É saber o que quer, o que deve fazer (ação) para conseguir o que quer, saber se expressar e saber pedir, expressando seus sentimentos e pensamentos de forma verdadeira e sincera.

Eu percebo que a grande dificuldade das pessoas é na comunicação, não sabem se comunicar gerando mal entendido.

Quantas vezes fazemos coisas que não queremos só pra agradar o outro, isso é não ser sincero, não ser assertivo, remoer vários sentimentos ruins é minar a sua autoestima na certa.

Quando você não diz o que quer, o que sente e está pensando é como se suas vontades e desejos não são importantes nem pra você, quem dirá para os outros.

Você fica novamente agarrado ao medo de ser rejeitado, de não saber lidar com o não e invalida as suas necessidades.


Todos nós temos necessidades que são reais e verdadeiras. 
São elas:

Necessidades físicas. Desde que nascemos precisamos de ar, água, comida, roupas, dormir, descansar, atividade física para o músculo não atrofiar, um teto para nos proteger e segurança.

Necessidades emocionais. Precisamos ser amados e amar, ter companhia,  respeitar e ser respeitado, ser solidário e ser empático.

Necessidades intelectuais. Precisamos de estímulos e problemas para resolver, compreender e entender as pessoas, crescer, se desenvolver e mudar, falar dos nossos pensamentos e das reflexões que vamos fazendo ao longo do tempo.

Necessidades sociais. Estar com os outros, ter um trabalho, fazer escolhas.

Necessidades éticas, morais e espirituais. Ter um sentindo na vida. Acreditar, agregar valor.

Quando essas necessidades não são atendidas, vai abrindo falhas e faz falta na nossa vida, vamos nos anulando aqui, acreditamos que dá pra seguir sem isso ou aquilo, mas quando percebemos já estamos perdidos e faz tempo.

Tudo isso tem tudo a ver com baixa autoestima, dificuldades de se expressar, se colocar em um lugar de importância, porque quando você não fala, é como se não fosse importante, e na verdade é.



Vai criando uma frustração gigante e claro você volta-se para você com pensamentos, comportamentos que só te fazem mal. Você não sente que tem valor.

Estar em um relacionamento familiar, em uma empresa, num grupo escolar, ou seja lá o que for, não é algo tão fácil quando não se tem autoestima elevada.

Quando você não consegue dizer o que sente, o que pensa e quer, vai deixando de preencher suas necessidades básicas. E você vai se afastando e sofrendo muitas vezes calado.

O outro pode ou não te aceitar, querer ou não estar do seu lado, e é muito bom que você saiba exatamente qual é a resposta do outro para decidir que caminho tomar.

Prefira o não do que o talvez, o não a gente esquece e refaz os planos, muda de rota, segue a vida, o talvez da uma sensação que algum dia, vai, e esse dia pode nunca chegar.

Quando eu tinha uns 10 anos, eu torcia pra quando a gente fosse no médico passar na farmácia lá perto do médico e no centro da cidade, eu sempre ficava rezando na minha cabeça pra minha mãe me dar um Mc lanche feliz, a farmácia era do lado do McDonald's. Eu nunca ganhei, porque nunca pedi, eu imaginava que minha mãe ia brigar, ou não teria dinheiro. Mas sempre que íamos lá eu ficava sonhando. Esse é um belo exemplo de como não ser assertivo. Ficar no mundo das ideias não faz as coisas mudarem ou melhorar.

Ação sim. Até podemos levar um não e podemos arrumar um outro jeito de conseguir as coisas, chamo isso de persistência, quando não conseguimos de um jeito, acabamos usando nossa criatividade e foco para solução, achando outras saídas.
Como expressar seus pensamentos:

Quando você fica mexendo no celular e falando comigo, penso que você não está dando importância ao que eu estou te contando.

Quando faz piadas a meu respeito ou fala mal de mim, penso que sou um completo idiota e você não me respeita.


Como expressar seus sentimentos:

Eu me sinto magoado, quando você grita comigo.

Eu me sinto feia, quando você diz que eu estou gorda ou mal arrumada.

Eu fiquei triste quando falou dos meus defeitos para nossos amigos.


Reflexão: Pão com manteiga!

Se esse texto foi útil para você ou se você imagina que pode ser útil para outras pessoas, compartilhe!

Para comprar o livro “A arte de ser Mulher, da angústia ao prazer”, entre em contato sissagellerpsi@gmail.com ou (11) 98577-9580 whatsapp.

E-book grátis “Autoestima & Sucesso”, clique aqui

E-book Ouse ser Você clique aqui.

Agenda Planner 2019 clique aqui.

Projeto de vida 2019 clique aqui

Palestra Online e Gratuita! Autoestima & Sucesso clique aqui.

Gratidão
Beijocas
ઇઉ Sissa Geller|Silvana Souza de Sá

  


Comentários
0 Comentários

Comentários:

Postar um comentário



 

Psicóloga Silvana Souza de Sá © Copyright - 2012. Todos os direitos reservados. Layout criado por Gabi Layouts